Notícias

FIEMG realiza Missão Internacional à China

Lideranças da FIEMG Alto Paranaíba integraram a missão

Atualmente, a China é o principal parceiro comercial do Brasil, sendo que a corrente de comércio registrou US$ 150 bilhões em 2022. O resultado do comércio da segunda potência econômica mundial foi incrementado pelo grande volume de importações de insumos básicos pela China, principalmente, de minério de ferro, soja e petróleo. Para estreitar as relações entre Minas Gerais e a China, a FIEMG promoveu, no início de novembro, uma missão internacional, com a participação de cerca de 180 lideranças e industriais mineiros. Do Alto Paranaíba, integraram a comitiva, os presidentes: Teresinha Martins (FIEMG Regional Alto Paranaíba), Lisandro Bicalho (Sindimetal), Caio Gonçalves (Sinduscon) e Jeovane Silveira (Sindivest).

Nas relações comerciais entre os dois países, o Brasil é um importante importador de máquinas e aparelhos elétricos, produtos químicos orgânicos, máquinas e equipamentos, fertilizantes e outros produtos químicos.

Minas Gerais é o principal estado exportador para a China. Dentre os produtos exportados destacam-se minério de ferro, soja, carne bovina, ferro ligas, outros minérios, açúcar, celulose, cobre, carne de aves e ferro gusa. Já entre os produtos importados estão eletroeletrônicos, carvão, máquinas e produtos químicos.

Durante a Missão à China, foram cumpridas agendas de negócios na Feira CIIE, realização do Brasil China Business Fórum e visitas às grandes empresas e centros de inovação e tecnologia, além de visitas para atração de investimentos nas cidades de Nanjing, Xuzhou, Pequim e Xangai.

Para a presidente da FIEMG Alto Paranaíba, Teresinha Martins, a missão oportunizou o conhecimento de novas tecnologias digitais e a abertura para a celebração negócios entre os dois países, tanto para importação quanto para exportação de produtos.

A missão teve o patrocínio master da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE), Vale, Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), J.Mendes e Gerdau; parceria da Arcelormittal e Samarco e apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e do Conselho Empresarial Brasil China (CEBC).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Patos Urgente Receba nossas Notificações.
Não Obrigado.
Sim! Eu Quero!