Notícias
Tendência

AMAPAR e CISPAR elegem novas diretorias para o ano de 2023

Prefeito de Coromandel assumirá a presidência da AMAPAR e prefeito de Presidente Olegário é eleito para o CISPAR

A Amapar – Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba e o Cispar – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba, realizaram na noite desta quinta-feira, a eleição de suas respectivas diretorias para o ano de 2023. A cerimônia foi iniciada com um balanço das ações realizadas pela Amapar ao logo deste ano, sob a gestão do prefeito Luís Eduardo Falcão. Foram diversos projetos de grande impacto para toda região, com destaque para a mobilização de prefeitos para ampliação do Hospital Regional, a mobilização de lideranças políticas em nível estadual e nacional para projetos importantes, executados através do CISPAR, como a Usina de Triagem e a aquisição do Castramóvel. Também foi iniciado nesta gestão, o projeto do Procon Regional, em parceria com órgãos como o Ministério Público, o Cinturão de Segurança Digital, em parceria com a segurança pública. Ambos devem ter continuidade e efetiva implantação na próxima gestão.

Além disso, ao longo deste ano, a Amapar deu sequência às ações permanentes como, o apoio técnico e jurídico aos municípios em diversas áreas, a realização dos projetos de engenharia e topografia e a capacitação de servidores municipais. Merece destaque o trabalho realizado junto às Secretarias Municipais de Educação, com a realização da Conferência Regional de Educação, e a na área de Desenvolvimento Social, a mobilização de secretarias e articulação junto à Sedese – MG para a criação de um consórcio na área. Na área do esporte, cultura, turismo e lazer, o Desafio Amapar de Mountain Bike, movimentou as cidades de Carmo do Paranaíba, Coromandel Lagamar, Patos de Minas, São Gotardo, São Gonçalo do Abaeté e Serra do Salitre.

Encerrando a sua gestão, o prefeito Luís Eduardo Falcão destacou que a sua gestão marcou a retomada de Patos de Minas para a Amapar, resgatando seu protagonismo como cidade polo da região. O prefeito agradeceu o apoio e elencou algumas ações conjuntas dos prefeitos que tiveram um grande impacto para toda região, como a questão do Hospital Regional. Presente na Assembleia, a Secretária Municipal de Saúde de Patos de Minas, Ana Carolina Magalhães Caixeta, usou o espaço para esclarecer aos prefeitos sobre assuntos relacionados ao Hospital Regional e Santa Casa de Patos de Minas e destacou as últimas conquistas como, a retomada do serviço de Oncologia, a busca pelo credenciamento do serviço de Cardiologista para a região.

Na sequência foi realizada a eleição da nova diretoria da Amapar, que terá como presidente, o prefeito de Coromandel, Fernando Breno. O novo presidente agradeceu a confiança dos demais prefeitos, parabenizou a gestão do prefeito Luís Eduardo Falcão e disse que pretende dar sequencia aos bons projetos desenvolvidos. Sua primeira ação deve ser ouvir os prefeitos em suas demandas e trabalhar em um planejamento estratégico que atenda toda região. “Nós queremos fazer uma grande transformação e aproveitar tudo aquilo que foi bem feito anteriormente”, comentou Breno.

CISPAR

Também foi eleita na oportunidade, a nova diretoria do CISPAR – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba. O prefeito de Carmo do Paranaíba, César Caetano de Almeida deixa a presidência do consórcio com uma série de conquistas para o Alto Paranaíba. Ao longo de 2022, encaminharam as tratativas para implantação da Usina de Triagem de Resíduos Sólidos em Patos de Minas, atendendo nove municípios da região. Com a doação do terreno pela prefeitura de Patos de Minas e com o apoio técnico do Governo do Estado, o Cispar segue avançando para tornar este grande projeto uma realidade.

Também foi em 2022, que o Cispar recebeu do Sebrae, o prêmio prefeito empreendedor, na categoria Governança Regional e Cooperação Intermunicipal. O prêmio é um reconhecimento dos esforços da equipe do Cispar e dos municípios, pela implantação do Serviço de Inspeção Municipal, que hoje conta com 33 agroindústrias registradas e possibilita além da adequação sanitária, a ampliação do comércio desses produtos de origem animal em nível regional e federal.

Ainda em 2022, o Cispar foi contemplado com uma unidade Castramóvel que irá auxiliar os municípios no controle populacional de cães e gatos. A unidade irá percorrer todas as cidades consorciadas, conforme ordem estabelecida pelo Ministério Público, de acordo com realidade de cada cidade em relação à população de animais de rua e prazos de cumprimento de Termos de Ajustamento de Conduta.

O então presidente, César Caetano de Almeida elencou essas e outras ações e incentivou os novos diretores a darem sequências a esses projetos de grande impacto para a região. Na sequência, foi eleita também por aclamação, a nova diretoria do Cispar, que estará sob a presidência do prefeito de Presidente Olegário, Rhenys Cambraia. O prefeito agradeceu aos demais companheiros pela indicação do seu nome e disse que pretende manter os bons projetos desenvolvidos pelo consórcio e ampliar sua atuação e seus benefícios em prol dos municípios. “Temos grandes projetos em andamento e vamos dar continuidade, mas também vamos buscar novas tecnologias e inovações na área do meio ambiente e do empreendedorismo”, completou.

Fonte: ASCOM AMAPAR/ cispar

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Patos Urgente Receba nossas Notificações.
Não Obrigado.
Sim! Eu Quero!