EducaçãoNotícias

Egressa de Medicina Unipam participa de intercâmbio e apresenta trabalhos em Congresso Internacional

Vitória Borges Cavalieri, egressa do curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), participou, neste ano, de um intercâmbio intermediado pela Coordenação Local de Estágios e Vivências. Esse é realizado, por meio de acordos bilaterais entre a Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM) e a International Federation of Medical Students Association (IFMSA) – Federação Mundial dos Estudantes de Medicina.

O intuito do intercâmbio é proporcionar uma vivência em outro sistema de saúde, comparando práticas médicas entre diferentes países. Na oportunidade, Vitória Borges, atuou na Espanha e na Itália.

A egressa explica a importância de participar do intercâmbio. “Esta foi a minha primeira experiência como intercambista, busquei aprimorar meus conhecimentos em inglês, em espanhol e em italiano. Além disso, procurei desenvolver uma visão crítica dos sistemas de saúde e aprimorar minha atuação como médica”, explicou Vitória Cavalieri.

Durante a sua passagem pela Itália, Vitória Borges Cavalieri, também apresentou dois trabalhos científicos no XXVI World Congress da International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders. Os trabalhos foram desenvolvidos sob orientação do professor Edson Antonacci.

O primeiro trabalho, intitulado “Preop Prep: Has Preoperative Weight Loss Indication Become Obsolete?”, investigou a relação entre a perda de peso pré-operatória e a perda de peso após a cirurgia bariátrica em 85 pacientes. Os resultados mostraram que não há uma correlação significativa, questionando a necessidade dessa indicação de perda de peso antes da cirurgia. O trabalho foi apresentado na modalidade oral, reservada aos mais relevantes do congresso.

O segundo trabalho, intitulado “Transforming Health in a Small Brazilian Town: How Metabolic and Bariatric Surgery Can Reduce Comorbidities and Medication Use”, analisou 190 pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, focando na resolução de comorbidades como diabetes, hipertensão, dislipidemia e gastrite. Foi apresentado que a cirurgia bariátrica é viável, pois ajuda a resolver doenças, o uso de medicamentos e a prevenir eventos cardiovasculares graves, como infarto e AVC. Também foi enfatizada a importância de incentivar a cirurgia bariátrica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O trabalho foi apresentado na categoria e-pôster.

A egressa destaca como as apresentações no congresso foram relevantes. “Essa oportunidade é uma grande conquista para mim. Acredito que inspiro meus colegas de cidades pequenas, mostrando que é possível realizar pesquisas e buscar oportunidades internacionais. Não há limites para nossas conquistas quando nos dedicamos e nos esforçamos”, destacou Vitória Cavalieri.

Vitória Borges Cavalieri colou grau no curso de Medicina, no dia 04 de dezembro (segunda-feira), no Centro de Convenções e Eventos (CCE).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Patos Urgente Receba nossas Notificações.
Não Obrigado.
Sim! Eu Quero!