NotíciasSaúde

Sinais de Alzheimer

Uma em cada 14 pessoas com mais de 65 anos sofre da doença de Alzheimer, para pessoas com mais de 85 anos essa taxa é de uma em seis. É importante reconhecer os sinais e sintomas precocemente.

O tipo mais comum de demência, representando 50 a 70 % dos casos.

O encéfalo de um paciente com doença de Alzheimer sofre um processo degenerativo progressivo e irreversível, com a morte de neurônios localizados principalmente em regiões específicas do encéfalo responsáveis ​​pela memória e outras funções cognitivas.

A doença divide-se em 3 fases, desde uma fase inicial, com menor dependência, até uma fase avançada, em que a dependência é total.

Estágio inicial

A primeira fase (leve) dura cerca de 2 a 3 anos, com presença de sintomas difusos e vagos, de início lento, cuja principal característica é o comprometimento da memória. Os pacientes nesse estágio podem apresentar distração, alterações de linguagem, aprendizado, hiperatividade e incapacidade de criticar.

Médio

A segunda fase (intermediária) dura cerca de 3-5 anos, também é progressiva e lenta, com maior comprometimento da memória e sintomas mais pronunciados. Isso vem com mudanças nos cálculos, julgamentos, planejamento e abstração. emoções, personalidade e comportamentos sociais podem melhorar gradualmente. mude também. Quando esta fase avança Haverá mudanças na postura, caminhada e músculos.

Avançado

A fase final (grave) tem duração variável, pois há mais recursos disponíveis para o tratamento das complicações da doença (infeções, desidratação e lesões cutâneas) e as pessoas podem permanecer nessa fase por anos. O funcionamento do corpo já está gravemente prejudicado. A linguagem já está quebrada. Incontinência urinária e fecal são vistas com mais frequencia. Podem ocorrer sintomas e sinais neurológicos graves, como rigidez, convulsões, tremores e movimentos involuntários. Esta fase evolui até o estado total vegetativo, culminando com a morte.

QUAL É A CAUSA DA DOENÇA DE ALZHEIMER?

Ainda não está bem estabelecida uma causa específica para o aparecimento da doença de Alzheimer, porém o que se sabe é que existem inúmeros fatores de risco que podem contribuir para o seu aparecimento. De forma geral, os fatores de risco para as doenças do coração (diabetes, hipertensão arterial e dislipidemia) são os mesmos que para a doença de Alzheimer. Além desses, a depressão, traumatismo craniano, isolamento social e hábitos ruins como sedentarismo, por exemplo.

Os casos “genéticos” são mais raros, representando algo em torno de 5%, e geralmente a doença se apresenta de forma mais grave, com evolução mais rápida e início em idades mais jovens (antes dos 60 anos). Os outros 95% são de aparecimento esporádico. O risco de desenvolver a doença é mais alto (de 2 a 3 vezes) em indivíduos que têm parentes de primeiro grau acometidos, assim como esse risco é aumentado na grande maioria das doenças.

SINTOMAS DE ALZHEIMER

No estágio inicial, os principais sintomas do Alzheimer são:

  • Memória alterada;
  • Desorientação;
  • Alterações da linguagem, aprendizado e concentração;
  • Crítica comprometida.

Fique atento, especificamente aos idosos.

Fonte: Alta Diagnósticos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Patos Urgente Receba nossas Notificações.
Não Obrigado.
Sim! Eu Quero!